Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
O vínculo materno é a relação entre uma mãe e seu filho. Embora normalmente associado à gravidez e ao parto, um vínculo materno também pode se desenvolver nos casos em que a criança não tem parentesco, como uma adoção. Tanto os fatores físicos quanto os emocionais influenciam o processo de vinculação mãe-filho. No transtorno de ansiedade de separação, a criança fica com medo e nervosa quando está longe de um ente querido, geralmente um dos pais ou outro cuidador. As novas mães nem sempre experimentam amor instantâneo por seus filhos. Em vez disso, o vínculo pode se fortalecer com o tempo. Os vínculos podem levar horas, dias, semanas ou meses para se desenvolver.
O amor materno é um sentimento que a mãe sente por seus filhos e que contribui para a vinculação da díade mãe e filho. Esse sentimento é muitas vezes considerado como motor das atenções da mãe cuidando da proteção física e moral e da educação de seus filhos. O amor materno levantou questões sobre sua natureza, seu caráter instintivo e sua variabilidade entre as sociedades; questões que cientistas e historiadores tentaram responder com diferentes abordagens.
O instinto materno é comumente falado em animais, mas também em seres humanos, embora haja objeções ao uso da palavra este último. Esse termo se refere às reações instintivas de uma mãe com sua cria, notável nos mamíferos. O laço físico e emocional pode ser criado ainda na gravidez ou nas horas, dias ou até meses subsequentes. Este laço também é observado em casos de adoção.